A Noite do Visconde

Paulo Jorge Barreira Marques

Orçamento: 15.000,00 €


Informação:

“A Noite do Visconde” é uma proposta de evento cultural de realização única. Pretende ser uma iniciativa identitária onde a moda, a arte, a música, a animação de rua e a poesia se cruzam na promoção da cidade. O evento decorrerá numa única noite definir, na zona da Praça Luís Ribeiro e vias adjacentes. A iniciativa passa pela realização de um desfile de moda em estabelecimentos locais, danças com associações e escolas da cidade, músicas com bandas locais e poesia. O dress code desejável dos participantes no evento é o chapéu e/ou peça de roupa branca.

Descrição:

O projeto chama-se "A Noite do Visconde"

O Visconde é um título da nobreza e que normalmente assumia funções de chefia quando substituía o CONDE normalmente em território pequeno como São João da Madeira.

Com uma personalidade de cavalheiro e galã, sempre bem vestido, bem calçado e sem dispensar o seu chapéu, constantemente a declamar poesia, procurava desenvolver o seu território e estimular os negócios locais.

Esta iniciativa de cultura identitária que personifica o individuo como alguém culto que a poesia é uma forma de galantear e em simultâneo promover o seu território!

Como cavalheiro bem-apresentado, bem vestido, bem calçado e sem dispensar o seu chapéu, quer promover a identidade sanjoanense através da moda ( dress code obrigatório chapéu), da dança, da arte e da poesia, 

O Evento iniciava no palacete Conde Dias Garcia onde o Visconde em substituição do Conde tentava promover o território através da animação cultural.

- O Visconde sai do palacete Condes Dias Garcia na charrete puxada por cavalos para uma noite bem passada! Acompanhado pela fanfarra para chamar atenção e dar início ao evento "A Noite do Visconde"

-Tudo isto na era da modernidade, onde o visconde assume o papel de grande promotor da cultura identitária da cidade de São João da Madeira.

(Moda- Calçado, Chapéu, Lápis para escrever poesia, bairrismo e patriotismo como gente diferenciadora e empreendedora)

Esta iniciativa cultural identitária passa por realizar:

1) Desfile de moda - estabelecimentos locais

2) Dança - com associações e escolas da cidade;

3) Música - bandas locais

4) Poesia

O dress code (traje) passa obrigatoriamente pelo chapéu e/ou uma peça se roupa branca.

O evento realiza-se no Largo Sto António, Rua Padre Oliveira, Praça Luís Ribeiro e como é óbvio, Rua VISCONDE.

- O evento termina com o regresso ao palacete Condes Dias Garcia de madrugada após uma grande noite de animação e promoção da cidade e muito em particular da cultura identitária da nossa cidade.

O evento tem a duração das 20h às 02h com periocidade anual.

 

 

Galeria:

Mapa: