Teatro Inclusivo – Representando Igualdade

ABILIO CORREIA DE PINHO

Orçamento: 15.000,00 €


Informação:

“Teatro Inclusivo – Representando Igualdade” é uma proposta de formação especializada em expressões artísticas, para pessoas com deficiência e/ou incapacidades. Pretendemos observar expressões criativas dos participantes, assim como o desenvolvimento de autonomia e autoestima. Pretendemos, ainda, com as apresentações públicas promover um impacto na comunidade que pode levar à diminuição de preconceitos e facilitar o processo de inclusão, contribuindo para a autonomia e emancipação social. No final, um grupo de 20 ou 30 pessoas com e sem deficiência e/ou incapacidades apresentam um espetáculo.

Descrição:

Teatro Inclusivo – Representando Igualdade

 

Introdução:

 

“Eu penso que deveria existir uma regra que determinasse que, pelo menos uma vez na vida, todas as pessoas do mundo, deveriam receber uma ovação de pé”

R. J. Palacio (Wonder)

 

 

As pessoas com deficiência costumam ser estigmatizadas e excluídas do convívio social e das atividades consideradas normais. Para transformar essa realidade, a Assembleia Geral da ONU (1990) enfatizou o modelo de sociedade inclusiva, baseado no princípio de que todas as pessoas têm o mesmo valor e que a sociedade deve empenhar-se para atender as diferentes necessidades de cada cidadão.

Dentro dessa visão, apresentamos este projeto com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento das habilidades pessoais e sociais de pessoas com e sem deficiência com vista a apresentação pública de um espetáculo.

Pretendemos observar expressões criativas dos participantes, assim como o desenvolvimento de autonomia e autoestima.

Pretendemos ainda com as apresentações públicas promover um impacto no público/comunidade que pode levar à diminuição de preconceitos e facilitar o processo de inclusão.

O teatro é reconhecido como uma arte, através da qual pessoas, com e sem deficiência, interagem, comunicam, partilham experiências e valores culturais. Constitui, nesse sentido, um espaço de libertação e de estímulo à criatividade dos atores podendo, no caso de pessoas com deficiência, contribuir para a sua autonomia e emancipação social.

 

Objetivos:

Capacitar através de formação especializada nas áreas das expressões artísticas (teatro, dança e música), ministrada por formadores com reconhecida experiência de trabalho com pessoas portadoras de deficiência e/ou incapacidades, de janeiro a dezembro de 2023.

Reforço de competências nestas áreas, das pessoas que trabalham com pessoas com deficiência e/ou incapacidades, criando bases para a manutenção do projeto no futuro. Esta formação, de caráter mais intensivo, decorrendo por fases, alterna com trabalho prático (preparação, ensaios…) com os atores (população com e sem deficiência e/ou incapacidades).

Assim, no início do ano, os formadores contratados reúnem com os formadores locais (pessoas que trabalham junto da população com deficiência e/ou incapacidades, voluntários e professores) estabelecendo o plano de atividades para o ano, definindo objetivos e calendarização das sessões de formação e apresentação de trabalhos (work in progress e final), com participação dos atores.

Preconiza-se a formação mais intensiva e técnica durante uma semana, no início de cada trimestre, seguida de trabalho mais prático, em sessões com periodicidade semanal ministrada pelos formadores locais. Em março ou abril, por altura do Festival de Teatro de S. João da Madeira 2023, em junho poder-se-ão apresentar mostras de trabalho/work in progress e a 3 de dezembro, assinalando o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o trabalho final com apresentação de espetáculo na Casa da Criatividade.

No final teremos um grupo de 20 ou 30 pessoas com e sem deficiência e/ou incapacidades apresentando um espetáculo envolvendo várias expressões artísticas.

 

Área geográfica de intervenção:

Concelho de S. João da Madeira

 

Pessoas envolvidas:

Formadores credenciados nas áreas de expressões artísticas, a contratar;

Coordenador/a de projeto, a contratar;  

Clientes/utentes, voluntários e colaboradores de instituições sanjoanenses e pessoas portadoras de deficiência e/ou incapacidade de S. João da Madeira;

 

Orçamento:

€ 15.000

 

Local:

Instalações da CERCI São João da Madeira ou outro local a designar e Casa da Criatividade (espetáculo final)

Galeria:

Mapa: