Programa S(AB)ER

Raquel Sofia Rebelo Nunes Mortágua

Orçamento: 39.100,00 €


Informação:

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1.    Programa S(AB)ER

Promoção de competências emocionais e sociais nas crianças do Ensino Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico de São João da Madeira


Âmbito 

     Vários estudos têm sido feitos no âmbito da inteligência emocional onde há uma clara evidência que indica que ensinar os alunos a conhecerem e a regularem as suas emoções é uma excelente contribuição para a formação de pessoas mais felizes, mais produtivas e integradas, capazes de conhecerem melhor os seus direitos e deveres,  com maior sentido de responsabilidade, assentes no diálogo e no respeito pelo outro, para além de potenciar resultados escolares e minimizar problemas de indisciplina.

    Cientes desta realidade, as Associações de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Pré-Escolar, com a aprovação dos Agrupamentos de Escolas de São João da Madeira uniram-se para estruturar este projeto com vista à criação de uma bolsa de formadores e/ou terapeutas especializados que pudessem colaborar nas diferentes escolas do 1º Ciclo e Ensino Pré-Escolar através da aplicação de diferentes práticas em sala de aula no próximo ano letivo 2019/2020.

Acreditamos que o programa S(AB)ER trará reflexos positivos nos âmbitos escolar e familiar bem como na sociedade em geral.

Práticas Educativas

  • ·       Sessões de yoga
  • ·       Meditaçao infantil
  • ·       Práticas de Mindfullness e PNL (programação neurolinguística)
  • ·       Técnicas de Role Play
  • ·       Sessões de Sociodrama
  • ·       Técnicas de relaxamento e/ou foco de atenção
  • ·       MISA – Massage in schools association
  • ·       Relação de pares (implementação de estratégias de par-tutor)

             Periodicidade

Em parceria com os Agrupamentos e respetivas Escolas, estas práticas educativas serão implementadas e distribuídas pelos três períodos letivos referentes ao ano 2019/2020 e chegarão a todas as turmas e docentes mediante um cronograma. Propomos que cada turma tenha 10 sessões (de uma hora) diferenciadas e cada Agrupamento de Escolas, 3 sessões (de duas horas) que contemplem o corpo docente. Entendemos ser uma mais valia incluir também o corpo não docente das Escolas neste programa propondo, de igual modo, 3 sessões (de duas horas) por Agrupamento.


 Objetivo

 Através do programa S(AB)ER, disponibilizar aos Agrupamentos de Escolas de São João da Madeira recursos humanos especializados em diferentes áreas com vista à promoção de competências emocionais e sociais nas crianças do Ensino Pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico.

Descrição:

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