SJMev - Cidade Sustentável e Eléctrica!

Hélder Gabriel Teixeira de Aguiar

Orçamento: 68.000,00 €


Informação:

A transição dos veículos a combustão para veículos eléctricos é tida como certa e todos os fabricantes automóveis têm planos ambiciosos de electrificação. Esta transição é, por um lado, uma das medidas com mais impacto para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, por outro lado, pode diminuir significativamente a morte precoce de dezenas de milhares de pessoas pela inalação de partículas finas. 

É importante que as comunidades, como os municípios, proporcionem condições favoráveis para este futuro. As cidades mais competitivas e preparadas são as que proporcionarão aos seus cidadãos maior facilidade de transição. Para os cidadãos as vantagens são múltiplas: para além da vantagem ambiental, os veículos eléctricos são bem mais baratos de operar e manter.

Sendo que uma parte dos cidadãos não dispõem de garagem ou local de carregamento em casa, é importante que o município crie soluções de carregamento para as pessoas, de fácil acesso e baixo custo. Este projecto tem como objectivo principal colocar São João da Madeira na vanguarda dos municípios preparados para a revolução da mobilidade sustentável, permitindo que os sanjoanenses possuam condições logísticas para poderem optar livremente pelos veículos eléctricos retirando todas as vantagens. Tem ainda como objectivos secundários a criação de uma plataforma virtual de integração dos dados, com cálculo das emissões de CO2 evitadas, a criação de eventos de índole nacional relacionados com a mobilidade eléctrica e a parceria com o tecido empresarial e instituições privadas da cidade para que estes disponibilizem postos de carregamento para os seus funcionários durante o período de trabalho destes. 


Logo CM Logo JF
Logo Labor Logo O Regional Logo Informedia Logo RegionalM
APP MunicípioSJM
a sua cidade na palma da mão